quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PERFUMES, UMA BREVE HISTÓRIA

QUAL A ORIGEM DOS PERFUMES???

A origem dos perfumes se perde na noite dos tempos. O perfume é tão antigo quanto o homem. E sua múltlipa utilização quase sempre acompanhou o desenvolvimento das civilizações.
Inicialmente, era utilizado somente em rituais religiosos, quando se queimavam perfumes em oferendas a deuses. Sua utilização se tornou profana, sob a influência das mulheres orientais que se perfumavam, como Cleópatra. A palavra perfume vem de “per fumum”, ou através do fumo, de onde eram obtidas as primeiras fragâncias aromáticas.

DESDE QUANDO SE DEU O DESENVOLVIMENTO DA PERFUMARIA FRANCESA???

A perfumaria francesa é baseada em composição elaborada de perfumes e extratos, data do final do século XIX, atingiu um grau de desenvolvimento magnífico. A Belle Époque, os pós-guerras e os anos 70 são grandes épocas no mundo dos perfumes.
Inicialmente, estão ligados a uma sensualidade primitiva; depois, divinos e místicos, que os queimavam no altar de todas as religiões; de novo profanos, retornaram como sedução e adorno, reservados a uma elite, antes de se tornarem o que nós conhecemos hoje: perfumes versáteis de acordo com o nosso humor e a nossa personalidade.

COMO SE CRIA UM PERFUME???

Tal como uma tela ou uma obra musical, um perfume não é um simples “cocktail” de odores misturados por um químico, mesmo que ele seja um sábio, da mesma forma que não é suficiente misturar as cores para fazer uma pintura.
Um perfume é, em sua origem, criado por um artista que procura exprimir e transmitir aos outros uma emoção pessoal. A criação de um perfume, como a de toda obra de arte, resulta da imaginação criativa de seu compositor.
Um compositor sente antecipadamente o perfume que ainda não existe e que ele se propõe a compor. Assim, ele parte de uma idéia, como um pintor parte de uma visão antes de pegar seus pincéis e suas cores, para criar um quadro.
Esta idéia é, muitas vezes, a recordação de alguma lembrança olfativa extraordinária que sentiu algum dia (talvez na infância) e que o enterneceu. Então o compositor procurará e aí reside o mais dificil – traduzir esta idéia, esta recordação, esta emoção, através do que virá a ser um perfume. Mas, antes que isto aconteça, quanta paciência, quanta busca, quanta pesquisa abandonada!!! São necessários milhares de sucessivos testes para chegar à fórmula definitiva. Eis porque a criação de um perfume exige para além da inspiração, anos de pesquisa e preparação.

O QUE É UM NARIZ (NEZ EM FRANCÊS)?
O criador é chamado familiarmente de “nariz”, em francês “nez”. Um bom “nez” é dotado de uma excepcional imaginação criativa e de uma grande memória olfativa que ele exercita no cotidiano, tal como um grande pianista. Alguns “nez” conseguem reter na memória e reconhecer até 3.500 odores diferentes! Ele deve, evidentemente, ter um olfato muito apurado que lhe serve mais para controle do que para criação

Nenhum comentário:

Postar um comentário