quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MATÉRIAS-PRIMAS DE UM PERFUME

QUAIS SÃO AS MATÉRIAS-PRIMAS DE UM PERFUME?

São extremamente variadas e numerosas. A perfumaria é, sem dúvida, a arte que utiliza o maior número de matérias diferentes. Atualmente, centenas de produtos naturais e outros milhares de produtos sintéticos são utilizados em perfumaria. Matérias-primas para os perfumes são encontradas no mundo inteiro; muitas vezes são raras ou difíceis de serem encontradas e, por isso mesmo, cada vez mais caras. Vejamos então algumas das matérias-primas mais utilizadas: flores, grãos, madeiras e cascas de troncos, folhas e musgos, resinas, ervas aromáticas, cítricos, raízes e produtos de origem incomum (âmbar, musk e civete).

O QUE SÃO NOTAS DE UM PERFUME?

NOTAS DE CABEÇA: prendem a atenção, desde o primeiro segundo. Hesperídeos (bergamota, laranja, tangerina) e também lavanda, estragão, louro e manjericão.

NOTAS DE CORAÇÃO: desenvolvem e enriquecem gradualmente. Essência de rosa, gerânio, neroli. Estes produtos são chamados modificadores.

NOTAS DE FUNDO: dão o rastro e perduram na recordação. Essência de jasmim, sândalo, patchouli, vetiver, musgo de carvalho, civete, almíscar, âmbar, baunilha. Esses componentes são chamados fixadores.

Além deste estrutura, um bom perfume deve ter qualidades técnicas: deve ser forte, persistente e deixar um rastro. Enfim, sua elaboração deve ser homogênea, de modo que sua evolução (nota de cabeça, de coração, de fundo) tenha uma característica comum. Um compositor de talento deve saber obedecer a todas as leis, para criar um perfume que irá agradar ao público. Os perfumes, em sua maioria, podem ser agrupados por famílias: cada família sendo caracterizada por uma dominante olfativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário